Hyundai lança veículo de mobilidade pessoal “E4U”

Hyundai Motor Co divulgou em 28 de março de 2013, o “E4U” veículo de mobilidade pessoal no Show Seul Motor 2013, que abre para o público de 29 de março a 7 de abril de 2013.

O E4U é um veículo conceito que pode ser realmente dirigido e foi projetado pela empresa Advanced Design Department. A letra inicial “E” representa “egg” (ovo), “evolution” (evolução), “ecology” (ecologia), etc. Ele pode ser movido em qualquer direção com um motor que gira apenas em uma direção. Em vez de pneus, o veículo usa uma peça rotativa semi-esférica (como a metade inferior de uma esfera). Quando a peça é vertical ao solo (com o vértice da semi-esfera tocando o chão) e roda no sentido horizontal, é gerada uma força para girar o veículo.

Para evitar que o veículo caia, existem duas rodas de segurança na parte de trás. Neste ponto, o veículo não se move até que a peça semi-esférica esteja girando, devido à força de atrito gerada pelas rodas de segurança. Assim, as rodas funcionam como o rotor da cauda de um helicóptero. Por outro lado, quando a peça semi-esférica é inclinada, torna-se possível deslocar o veículo, porque a força rotativa é transmitida ao solo.

A peça semi-esférica gira no sentido anti-horário. A direção pode ser controlada com os pés apoiados sobre a parte que se inclina. Para andar pra frente, o pé esquerdo é usado para inclinar a peça semi-esférica, de modo que o lado esquerdo toca o chão e o chuta para trás. Como resultado da sua força de reação, o veículo move-se para a frente.

Da mesma forma, quando o pé direito é usado para inclinar a peça semi-esférica, o lado direito do mesmo toca o chão e o chuta para a frente, movendo o veículo para trás. Para virar à direita e à esquerda, a peça semi-esférica precisa ser inclinada para a frente e para trás, respectivamente.

De acordo com um condutor do veículo, é necessário se habituar a tais operações. Sem um pouco de prática, ele não se move na direção desejada, disse o motorista.

A velocidade do veículo depende da velocidade de rotação do motor e o ângulo de inclinação. Mas, em uma demonstração, a sua velocidade de movimento era tão lento como a de um homem andando. Hyundai iniciou o desenvolvimento do veículo em outubro de 2012 e mostrou-o pela primeira vez no show.

E, aí? Gostaria de brincar com um desse?

Fonte: Tech-On

Dentista, viciada em séries, filmes, esmaltes, tecnologia e que só sai de casa acompanhada de seu querido smartphone.

Twitter YouTube 

Comments

comments

Comente

DEIXE SEU COMENTÁRIO: