Som nas Alturas

Eu sei que é muito legal ouvir música alta, principalmente aquela que a gente mais gosta. O fato é que seu vizinho pode não gostar, e aí isso vira um problema.

Não quero apenas desabafar e reclamar nesse post. Além disso, quero tentar fazer as pessoas entenderem porque precisam parar de fazer esse tipo de coisa.

Repito, ouvir música alta é ótimo sim. Quem nunca sentiu vontade de aumentar o volume o máximo possível ao ouvir sua música favorita tocar? Só que, infelizmente, a empolgação muitas das vezes atinge o nível do desrespeito. Todo mundo tem algum estilo musical que adora e outro que odeia. Eu, por exemplo, adoro pop/rock e odeio funk. Costumo dizer que tenho alergia, inclusive. Nada contra quem goste, mas eu não suporto. E uma coisa que não entendo, é porque, principalmente as pessoas que curtem funk, tem esse hábito de colocar o volume nas alturas. 

“Isso é implicância com os funkeiros…” Não, não é. Não estou dizendo que só eles fazem isso. Já vi gente tentar explodir os tímpanos com diversos tipos de música. Mas com funk é mais frequente. Pelo menos comigo (Lei de Murphy me ama…).

Quer ver eu ficar irritada de verdade? Quando estou em casa, quietinha assistindo algum seriado e de repente levo aquele susto “AH, LE LEK LEK LEK LEK…”. Sério, além do susto dessa coisa irritante nos ouvidos, de repente, não consigo mais acompanhar o seriado, e nem mais nada que eu tente. A maneira que eu encontrei pra fugir disso é colocar meus fones nos ouvidos para abafar o som.

Agora eu pergunto: porque eu tenho que fazer isso pra aliviar minha irritação e continuar assistindo o seriado e a pessoa tentando ficar surda não pode fazer o mesmo e respeitar os que não querem ouvir aquilo?

Em locais com muitas outras pessoas por perto (seja prédio, condomínio ou dentro de transportes públicos), precisa haver um mínimo de senso. Use o fone de ouvido!

Além do fato de atrapalhar os outros que tentam ouvir a TV, por exemplo, isso causa uma série de outros aborrecimentos. Imagine uma pessoa que chegou cansada do trabalho e está tentando dormir naquele exato momento? E a mãe que depois de muita tentativa finalmente conseguiu colocar o bebê pra dormir? Ou aquele vestibulando tentando estudar para uma prova? Um empresário durante uma ligação importante?

Se você é uma pessoa que faz isso, coloque-se no lugar dos outros. Imagine uma música que você odeie com todas as suas forças. Agora imagine ter que ouvi-la em alto volume. Nada legal, né? Então por favor, pessoas que gostam de som alto. Respeite os ouvidos alheios. Nem todo mundo gosta das mesmas coisas, então respeite os outros que não gostam. Ouça sua música sim, mas em um volume que não atrapalhe outras pessoas. Quer ouvir muito alto até ficar surdo? Utilize um fone de ouvido. É uma maneira simples de fazer isso sem incomodar os outros.

Lembrando que, para quem não sabe, essa prática é crime:

Perturbação do trabalho ou do sossego alheios

Art. 42 – Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:

I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda:
Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

Veja mais detalhes aqui.

Fica aqui minha reivindicação por respeito aos meus ouvidos e minha súplica a quem pratica tais atos.

E você? Gosta de ouvir música nas alturas? Também se incomoda com essa prática?

Dentista, viciada em séries, filmes, esmaltes, tecnologia e que só sai de casa acompanhada de seu querido smartphone.

Twitter YouTube 

Comments

comments

1 comentário

One comment to Som nas Alturas

  • bruna evelyn  says:

    A JOVEM PAN E D+.EU ADORO EU ME AMARRO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO: